Federação Interestadual dos Policiais Civis das Regiões Centro-Oeste e Norte.

Diretora da Feipol-CON, Nadir Nunes é homenageada na Câmara de Vereadores de Palmas

Nadir recebendo Homenagem das mãos do Vereador Moisemar Marinho – PDT

A Câmara Municipal de Palmas realizou na manhã de hoje (14/03), uma justa homenagem a um dos ícones da luta pelos direitos e conquistas dos policiais civis do estado do Tocantins e do Brasil, a Escrivã de Polícia Aposentada, Nadir Nunes Dias. A referida homenagem ocorreu em Sessão Solene realizada no Plenário Vereador Tarcísio Machado da Fonseca, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, tendo sido a Comenda Maria Rosa Castro Sales indicada à Nadir pelo Vereador Moisemar Marinho. “Na solenidade de homenagem ao Dia Internacional da Mulher, tive a honra de entregar à ex-presidente do Sinpol, Nadir Nunes, a Comenda Maria Rosa Castro Sales. A homenagem foi direcionada a ela em razão de ter um grande trabalho prestado para a Polícia Civil. Trago, a exemplo, a evolução dos nossos planos de carreira e a modernização da Polícia Civil”, enfatizou o membro do parlamento mirim de Palmas, Moisemar.

Policial Civil desde 1989, Nadir atuou em várias funções e Unidades Policiais ao longo de sua carreira. Trabalhou nos 2º e 3º Distritos Policiais, na Delegacia do Meio Ambiente, Coordenou a Academia de Polícia e o Sistema Integrado de Operações – SIOP, além de assessorar os trabalhos do Diretor-Geral entre os anos 1989 e 1994.

Sempre envolvida na causa dos policiais civis e dispostas a lutar por melhores condições de trabalho e salário digno, foi eleita para dois mandatos de presidente do Sinpol-TO, antigo SIPOCITO. Durante seu mandato, Nadir e a equipe por ela liderada, revitalizaram a sede do sindicato, em especial a área de lazer, promoveram substanciais melhorias no Plano de Cargos, Carreira e Salários e conquistaram o reconhecimento de direitos antes desprezados pelo poder público. Dentre as conquistas, que podem com justiça serem elencadas, está o fato de, em sua gestão, ter conseguido aumentar em 100% o salário base. Nadir, ainda em sua gestão, deixou aprovada a Lei 2.851/2014, que embora tenha sido questionada pelo governo de Marcelo Miranda, é um direito que mais cedo ou mais tarde será consolidado, mesmo que por via judicial, e trará a tão merecida e almejada conquista salarial, promovendo reconhecimento, valorização, justiça e dignidade aos profissionais da polícia civil. A sindicalista elevou o status da categoria e contribuiu sobremaneira com o fortalecimento da entidade que hoje representa todos os policiais civis do Tocantins.

Nadir fez um breve pronunciamento na tribuna da Câmara de Vereadores de Palmas e destacou: “Nós temos que ser boas mães, boas mulheres, boas namoradas e, principalmente, perfeitas como profissionais, porque a cobrança é grande. (…) Estou felicíssima! Essa é minha coroação como profissional, como mulher e mesmo aposentada continuarei trabalhando em prol dos policiais civis. Me sinto realizada e feliz e quero estender essa homenagem promovida pelo Vereador Moisemar a todas as mulheres, em especial as policiais civis, pois nos sentimos representante de todas elas. A Polícia Civil tem uma grande quantidade de mulheres que laboram no dia a dia com um compromisso muito grande e essa cobrança nos faz ter o sentimento muito grande de estender essa homenagem a todas elas que fazem a polícia civil do Tocantins”.

A mulher, mãe, policial e sindicalista foi referência de atuação nas demandas nacionais, sempre atuando nas lutas junto com a Feipol-CON onde, inclusive, ocupa, hoje, mesmo aposentada desde 2015, o cargo de Secretária Executiva da entidade, fato que enobrece ainda mais o histórico de atuação dessa guerreira que, mesmo no merecido descanso da aposentadoria, continua a realizar o bom combate em prol dos policiais civis e da Instituição a qual serviu e aprendeu a amar.

“Nadir é um exemplo de dedicação aos policiais civis. Dedicou suas aptidões, seu tempo, conhecimentos e fino trato com as pessoas às nossas causas e, mesmo podendo se afastar dessa difícil lide de representação sindical, continua a contribuir com os trabalhos desenvolvidos pela Feipol-CON e pelo Sinpol-TO. A homenagem é justa e em nome de nossa Federação agradecemos ao Vereador Moisemar Marinho esse reconhecimento”, destacou Marcilene Lucena, Presidente da Feipol-CON.

Na mesma sessão solene em homenagem às Mulheres, o Vereador Hélio Santana, que também é policial civil, indicou a agente de polícia Giovana Nazareno para receber a Comenda Maria Rosa Castro Sales, fato pelo qual também parabenizamos a referida servidora.

Compartilhar.